Cruz Vermelha Portuguesa
Em caso de emergência ligue 112
Em caso de acidente ou doença súbita ligue de imediato 112, o número europeu de socorro é grátis e funciona em qualquer ponto do país e a qualquer hora.
Será atendido por pessoal especializado que com a sua importante ajuda vai accionar os meios mais indicados para a situações, permitindo assim um socorro mais eficaz e coordenado.
 
Publicada em 07-04-2012 por Paulo Silva
 
Após ligar 112 mantenha a calma, responsa a todas as questões pois todas elas são importantes para um socorro eficaz, nunca desligue antes de o operador o autorizar.

Nesta chamada você já começou a prestar socorro à  vítima, pois serão indicados vários procedimentos para efectuar até à chegada de ajuda especializada (ambulância).

1. Indique de imediato a número de telefone que está a usar, pois se a chamada se perder, poderá ser contactado;

2. Indique o tipo de situação;

3. Local exacto da situação, indicando pontos de referência;

4. O numero idade aparente e sexo das vítimas;

5. Queixas principais das vítimas e outros perigos que observe, como por exemplo perigo de explosão, fogo, libertação de gases, etc.

Após triagem, serão enviados para o local os meios necessários, à sua chegada ajude em todos os pedidos que lhe forem efectuados, não dificulte as operações de socorro, mantenha a calma, enquanto as equipas de socorro precedem as todas as manobras de socorro indicadas, aqui o mais importante não é o tempo que se gasta mas sim a estabilização da vítima no local para se preceder a um transporte de qualidade para a unidade de saúde mais indicada.

Como sabe se efectuar um pedido de ajuda através do 112 em Sobreira, Recarei e Aguiar de Sousa, pode contar com todo o nosso empenho.